sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pastoral da Terra repudia punição dada por Dom Aldo ao Pe. Luiz Couto

A Comissão Pastoral da Terra na Paraíba (CPT) emitiu nesta sexta-feira, 27, uma nota de repúdio ao arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, pela decisão de afastar o deputado federal padre Luiz Couto (PT) das funções eclesiais.

A CPT critica, na nota, o fato de Dom Aldo, nunca ter se manifestado em apoio ao deputado pelas ameaças de morte que sofre pelo combate ao crime organizado na Paraíba.

A direção da Comissão ainda “cutuca” o arcebispo dizendo que “Luiz Couto, ao contrário de outros, não usa o ‘altar’ ou outros ‘espaços sagrados’ para falar leviandades ou assuntos de interesse de determinados grupos”.

A Comissão Pastoral da Terra é ligada a Igreja Católica, inclusive do setor Caridade, Justiça e Paz, coordenador por Dom Aldo.

MOÇÃO DE APOIO

A CPT - Comissão Pastoral da Terra do Estado da Paraíba - vem ao público em geral, manifestar seu apoio e solidariedade ao companheiro, padre e Deputado Federal Luiz Couto e repudiar a atitude do Arcebispo Metropolitano Dom Aldo di Cillo Pagotto, em suspender suas atividades religiosas.

Primeiro: o Pe. Luiz Couto falou de assuntos que estão em debates na sociedade e no nosso entendimento, um agente da igreja não pode ficar alheio.

Segundo: o Pe. Luiz Couto além de ser um sacerdote fiel ao seu Ministério, se colocando a serviço dos pobres e excluídos, sendo um grande defensor dos Direitos Humanos, exerceu dois mandatos de Deputado Estadual, concedidos pelo voto do povo paraibano, onde se destacou com suas posições no combate à violência contra as pessoas, como relator da CPI da Prostituição Infanto-Juvenil que teve a coragem de denunciar todos os envolvidos. Presidiu também como Deputado Estadual, a CPI do Narcotráfico. Hoje, exerce seu segundo Mandato de Deputado Federal, também legitimado por uma grande parcela da população da Paraíba. Estes dois Mandatos no Parlamento Federal têm se destacado na defesa dos direitos humanos, denunciando os grupos de extermínio, que foram constatados com o trabalho da CPI do Extermínio do Nordeste.

Terceiro: Luiz Couto, ao contrário de outros, não usa o “altar” ou outros “espaços sagrados” para falar leviandades ou assuntos de interesse de determinados grupos. O que ele faz, é usar a Tribuna do Parlamento para denunciar e defender os assuntos de interesse do Povo da Paraíba e do Brasil.

O Deputado Luiz Couto sofre ameaça de morte constante, por se posicionar em defesa dos pobres. Luiz é Padre Diocesano e membro do Clero da Arquidiocese, mas nunca vimos o Arcebispo da Paraíba, ter uma atitude em sua defesa.

Diante disto, a CPT da Paraíba manifesta toda solidariedade a este nobre Padre que tem sua história de vida honrada pelo serviço prestado ao seu povo.

Comissão Pastoral da Terra do Estado da Paraíba

Nenhum comentário: