quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Avião turco cai em Amsterdã

O voo 1951 da companhia turca Turkish Airlines, com 135 passageiros a bordo, caiu próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, às 10h35, hora local.

Nove pessoas morreram, segundo informação confirmada pela direção do aeroporto em entrevista coletiva à imprensa. 50 Passageiros ficaram feridos, dos quais 25 em estado grave.

O Boeing 737 se partiu em três e perdeu um motor, uma asa e a cauda a cerca de cem metros de uma auto-estrada. O piloto tentou fazer uma aterrissagem de emergência.

A companhia turca não figura na lista negra de linhas aéreas elaborada pela União Europeia. Desde 1959, houve um total de quinze acidentes com aviões da Turkish Airlines, portanto, não mais do que outras grandes companhias aéreas.

O último acidente grave da Turkish Airlines aconteceu em janeiro de 2003, na cidade de Diyarbakir, no sul da Turquia - o avião caiu, provavelmente por causa do mau tempo durante a aterrissagem e 72 pessoas morreram.

O aeroporto internacional de Schiphol foi fechado por 45 minutos logo após o acidente e o tráfego aéreo foi desviado para o aeroporto de Roterdã. No momento, Schiphol está funcionando parcialmente.

Acidentes aéreos são raros na Holanda. Em 1996 aconteceu o último acidente grave. Um Hércules C130 do exército caiu perto da cidade de Eindhoven, causando 34 mortes.
Em setembro do mesmo ano, um outro acidente grave: um DC3 caiu próximo da ilha de Texel e 32 pessoas morreram.

Em abril de 1994, um avião Saab 340 da KLM caiu perto do aeroporto internacional de Schiphol, causando três mortes.

Em outubro de 1992, um avião de carga da companhia aérea El-Al colidiu contra um edifício de apartamentos de Amsterdã. Dos 43 mortos, muitos eram moradores do prédio, que foi parcialmente destruído.

Em 1981, um Fokker F8 da NLM caiu próximo de Moerdijk, matando 21 pessoas.

Em maio de 1953, um Convair da KLM caiu logo após a decolagem em Schiphol. Duas pessoas em terra morreram. No avião, não houve vítimas.

Em novembro de 1946, um Douglas C47 da KLM caiu durante a aterrissagem em Schiphol, causando 26 mortes.

Fonte: Agência Amsterdã com hl.com

Nenhum comentário: