segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Caso Fac: TSE retoma julgamento de embargos amanhã

Recomeçam amanhã os trabalhos de apreciação dos embargos de declaração interpostos pelo governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, relativos ao Caso Fac.

Com os embargos, os advogados de Cássio tentam impedir a consumação da cassação do mandato, que já foi decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE), em julho de 2007, e confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em novembro de 2008.

Além de Cássio, foi cassado também o vice-governador José Lacerda Neto (DEM). O ministro do TSE Arnaldo Vernasi confirmou, na semana passada, que deverá apresentar seu voto-vista amanhã, durante o julgamento dos embargos.

Arnaldo Versani pediu vista do processo, adiando o julgamento desde 17 de dezembro de 2008. Antes do pedido de vista, o relator do processo, o ministro Eros Grau, negou os seis embargos do governador paraibano, que contestavam a decisão do Tribunal.

A cassação foi motivada pela acusação de que Cássio Cunha Lima mandou distribuir 35 mil cheques da Fundação de Ação Comunitária (Fac), totalizando um valor de R$ 4 milhões, em pleno ano eleitoral de 2006.

Os valores foram distribuídos durante a campanha eleitoral de 2006, através da Fundação Ação Comunitária (FAC), conforme acusação do Ministério Público e o entendimento do próprio TSE.

Além disso, Cássio foi cassado pela segunda vez pelo TRE por uso do jornal oficial do Estado, A União, durante a mesma campanha. Ele ainda responde outras ações: envelopes amarelos e dinheiro jogado pela janela são as mais graves.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário: