quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pe. Djaci Brasileiro fala de importância da CF sobre violência

A Campanha da Fraternidade (CF), realizada todos os anos pela CNBB, teve início em 1964 com temas que diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a CF começou a mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo brasileiro e os temas começaram a dar destaque a promoção da Justiça e a situações existenciais do povo brasileiro como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria.

De acordo com o pe. Djaci Brasileiro, ex-pároco de Diamante, uma das motivações para que o tema da CF de 2009 seja a Segurança Pública foram os constantes pedidos feitos pela Pastoral Carcerária, organismo pertencente à CNBB que cuida da evangelização em unidades prisionais de todo o país. Além da Pastoral Carcerária, as dioceses e as regionais da Conferência por todo o país também solicitaram a adoção desse tema.

Ainda de acordo com o religioso, A Campanha da Fraternidade é especialmente manifestada na evangelização libertadora, momento que clama a renovar a vida da Igreja a transformar a sociedade, a partir de temas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus, os quais devem ser vivenciados por três elementos fundamentais da espiritualidade quaresmal: a oração, o jejum e a esmola.

Para o pe. Djaci Brasileiro, esse é um momento importante para a Igreja e para a sociedade debater sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família e na comunidade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos, sobretudo, na renovação da consciência da responsabilidade, de todos, na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa, de inclusão social e solidária.

Fonte: hl.com

Nenhum comentário: